Fios da Moda – Fibras do Cuidado
Quais são os principais desafios e soluções para ampliar a produção e uso do algodão agroecológico brasileiro na indústria da moda encontrados pelas pessoas que estão envolvidas nessa rede produtiva?
Em Ingá (PB), Algodão Agroecológico Fomenta Autonomia no Campo e Agricultura Sem Veneno
No interior da Paraíba, produção de algodão agroecológico ganha força e número de agricultores e agricultoras e hectares plantados segue aumentando. Plantar algodão tem ajudado famílias a terem renda frente às alterações do clima.
Fios da Moda – Fibras Altenativas
Continuando os esforços da pesquisa Fios da Moda, nessa nova publicação nos dedicamos a entender os trade offs ambientais e sociais da produção de cânhamo no mundo, considerando as especificidades do Brasil e América Latina.
A higienização da maconha
Artigo escrito para o I Hate Flash Zine. Acesse a publicação original por aqui. Conforme o debate sobre a legalização da maconha para uso medicinal se desenrola, precisamos ficar de olho nas formas de construção discursivas da verdade e o que pode ficar retido na lógica neoliberal, cuja capacidade de criação de novos nichos de acumulação a partir […]
Milhões de toneladas de roupas usadas e os restos de tecidos causam desastre ambiental
Reportagem especial mostra como o chamado lixo têxtil pode ser nocivo ao planeta e quais ações tentar transformar essa realidade.
Fios da Moda
A primeira publicação brasileira responsável por analisar, de forma qualitativa e quantitativa, os impactos socioambientais da produção das três fibras mais utilizadas na indústria da moda: algodão, poliéster e viscose.
Redesigning Value in the Fashion Industry: Business Models and Power Dynamics | Plenary Panel | CFS+
Redesigning Value in the Fashion Industry: Business Models and Power Dynamics. Just tweaking business as usual will not solve our industry´s problems. A fundamental shift in the business model and power dynamics is needed. Watch the conversation between Leslie Johnston, Bala Murugan Palaniyandi, Jocelyn Wilkinson, Sandrine Dixson-Declève & Marina Colerato.
Moda e consumo: ‘Não tem nada que vá ser sustentável se continuarmos produzindo nesse volume’
O declínio do conceito de sigilo na moda
A moda sempre foi conhecida por saber guardar bem seus segredos. Em um mercado guiado por tendências e diferenciação, a chave do sucesso das marcas de moda era (também) manter seus designs e seus fornecedores guardados a sete chaves. Com a chegada da internet, das mídias sociais, do compartilhamento instantâneo e da globalização, esses conceitos […]
Com o restaurante Pop e a marca de sorvete Da Sereia, é pelo estômago que ela faz ativismo vegano
Quase todos os dias, ali pela hora do almoço, uma discreta fila se forma na frente de um restaurante que atrai a clientela, primeiro, pelo preço. Por 15 reais (10 às segundas-feiras, 18 aos sábados), come-se à vontade no buffet. Aberto em julho de 2017, o Pop Vegan Food fica em São Paulo e é uma das […]
A partir de tecidos que seriam descartados, a Agama faz bolsas e mostra que a moda pode ser mais inclusiva
Quando Adriana Costa, 31, resolveu deixar para trás o que havia construído na carreira de Hotelaria, ela já namorava um segmento ainda mais difícil e competitivo: a moda. O flerte com esse universo, no entanto, começou quando, aos 15 anos, em vez de optar por uma festa de debutante, ela pediu aos pais de presente […]
“Esperar o mercado se consolidar para agir não é coisa de inovador. É preciso bancar”
Um dos principais relatórios sobre negócios de moda, The State of Fashion, coloca 2018 como um ano de desafios sem precedentes para a indústria a nível global: declínio do movimento nas lojas físicas, competição acirrada para atrair a atenção no universo digital, clientes cada vez mais exigentes, transparência radical e cada vez menos espaço para continuar […]