Crise Climática e Antropoceno
Na presente pesquisa buscou-se analisar como práxis ecofeministas podem colaborar para construção de sociedades ecológicas e anti-patriarcais diante da intensificação da crise climática e do aumento da violência contra mulheres no contexto neoliberal.
Misoginia neoliberal
Para manter as mulheres reféns da hierarquia social, conservadores tentam reduzir as oportunidades econômicas e as formas como podem suprir suas necessidades básicas: moralizando o sexo casual, proibindo o aborto e deixando poucos métodos anticoncepcionais. Mas nem sempre foi assim. Na URSS, as mulheres tinham mais segurança econômica e, consequentemente, mais liberdade e melhor sexo.
O que é Ecofeminismo?
Importantes vozes do movimento ecofeminista global, as sociólogas têm uma contribuição imprescindível para ampliar o entendimento sobre as conexões entre os diversos sistemas de poder (machismo, racismo, classismo, especismo etc.) e a destruição ambiental e a crise climática. Neste vídeo, Marina Colerato (@marinacolerato), Diretora do Modefica e mestranda em Ciências Sociais pela PUC-SP, explica o termo, […]
Eco Manas
Ecofeministas: conheça o movimento que fortalece as mulheres e a natureza
França, anos 1970. O mundo ocidental atravessava um período de transformações comportamentais. As mulheres estavam no centro dessas mudanças, reivindicando mais direitos e espaço na sociedade patriarcal, assim como a sociedade capitalista, cujos valores vinham sendo colocados em xeque.
Meio ambiente e mulheres: conheça o ecofeminismo
Claro que a mudança climática e os desastres ambientais afetam todas as pessoas, mas não da mesma forma. É o que se chama de injustiça climática – em geral os países e grupos mais vulneráveis, que são os menores responsáveis pelos impactos ambientais, são os mais afetados por eles. E é impossível falar em meio […]