Jornalismo e Engajamento Climático

Para além de entender a percepção do público sobre a atual cobertura climática na mídia, a pesquisa buscou levantar insumos para responder a questão: como os jornalistas promovem ou podem promover engajamento das pessoas nas ações pró-clima no seu fazer jornalístico? Parte da pesquisa foi publicada como artigo acadêmico na Revista de Ciências Humanas - Dossiê Mudanças Climáticas e Engajamento Digital, que está disponível aqui.

Resumo

Conforme nosso mundo fica mais quente e governos e corporações ficam cada vez mais distantes de cumprir metas e acordos globais no âmbito climático, cresce a atenção para os potenciais – e os limites – do jornalismo para um engajamento cívico pró-clima. De acordo com os cientistas, o jornalismo desempenha um importante papel na amplificação da discussão, definição de sentidos, apresentação de argumentos, valores e visões de mundo a respeito das mudanças climáticas. Sobretudo o jornalismo ambiental é entendido como uma das perspectivas emergentes que podem colaborar com o engajamento climático na medida em que seus pressupostos reforçam o compromisso com a sustentabilidade da vida, e assumem a crítica ao capitalismo, à colonialidade e à lógica do Norte Global. Ao se apresentar como uma prática engajada, o jornalismo ambiental assume como função política a sensibilização dos públicos para formas mais efetivas de enfrentamento à crise climática, entendendo que a informação qualificada auxilia em tomadas de decisão mais acertadas e alinhadas ao exercício da cidadania planetária. Contudo, será que essa é a mesma percepção da audiência?

Autores

Eloisa Beling Loose

I.M.T. Girardi

Débora Gallas Steigleder

Eliege Maria Fante

Caroline Maldaner Jacobi

Lásaro José Thiesen

Bibiana Davila

Evilene Paixão

Marina Colerato

Coordenação do Projeto

Marina Colerato

Temas