O relatório FIOS DA MODA: Perspectivas Sistêmicas Para Circularidade foi lançado em fevereiro de 2021 e consolida uma trajetória de 6 anos de atuação do Modefica com o setor têxtil e de confecção, sobretudo nosso trabalho de pesquisa e reportagem acerca das questões socioambientais das matérias-primas utilizadas na indústria da moda em geral, e do vestuário em específico.
Todos os dados do relatório Fios da Moda foram analisados e contextualizados utilizando a interseccionalidade como ferramenta de análise. O uso da interseccionalidade enquanto ferramenta analítica crítica está conectada ao ethos de justiça social e, por consequência, o material trouxe uma maior compreensão sobre as relações entre questões sociais, ambientais e de justiça social na produção das fibras têxteis.
A publicização do relatório levou em consideração desafios específicos para alcançar os resultados esperados. A saber:
i. como acessibilizar um relatório científico longo para públicos de interesse distintos?, ii. como transformar o relatório em metodologia prática? Em outras palavras, como estimular a práxis interseccional crítica a partir do conhecimento teórico explicitado no material? e iii. como estimular o uso do relatório como ferramenta de advocacy?