Tenho uma formação e atuação multidisciplinares informadas pelo pensamento sistêmico. Sou bacharel em Design de Moda e Mestre em Ciências Sociais. Fiz cursos de extensão em jornalismo, de forma que dediquei grande parte do meu tempo a entender e reportar sobre os impactos socioambientais da rede produtiva têxtil e de confecção, sempre sob uma perspectiva ecológica feminista. Essa experiência me levou ao jornalismo socioambiental mais amplo, e passei a me dedicar à cobertura climática e ambiental, bem como a modos de produção alternativos envolvendo mulheres, como redes agroecológicas e cooperativas femininas.

Em 2014 comecei o que veio a se tornar o Instituto Modefica, organização de jornalismo e pesquisa para justiça socioambiental com uma perspectiva ecofeminista. Até 2022, a organização teve três focos principais de atuação: redes produtivas, crise climática e ambiental e produções alternativas, como a agroecologia. À frente da organização ao longo dos oito anos, ocupei as mais variadas funções, de gestão institucional e de projetos, passando por planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de parcerias até apresentação de podcast, edição e revisão de textos e elaboração de press releases. 

O Modefica me abriu portas para integrar grupos de trabalho bem como colaborar com outros projetos, organizações e empresas, entre os quais Reos Partners, Laudes Foundation, Instituto Avon, Malwee, Grupo Soma, agência Cause, Melissa etc. Também dei aulas, cursos e palestras em diversos lugares, como Sesc, Senai, Senac, Faap, FGV, Perestroika, EnModa, entre outros. Fui palestrante, debatedora e mediei mesas em uma série de eventos, como Copenhagen Fashion Summit, Rio Ethical Fashion, ColaborAmerica, Senac Moda Informação, Sustainable Brands, Semana de Jornalismo da PUC-SP, C&A Fashion Futures, Welcome Tomorrow, Brasil Eco Fashion Week, Trama Afetiva, Virada Sustentável, entre outros. 

Em 2023, o como bolsista CAPES, finalizei meu mestrado em Ciências Sociais na PUC-SP com uma pesquisa intitulada Crise climática e Antropoceno: perspectivas ecofeministas para liberar a vida. Desde 2020, de forma a somar com a minha pesquisa e ação ecofeministas, me dedico a entender, conhecer e visibilizar a Revolução de Rojava, sobretudo as práxis do Movimento de Mulheres Curdas e Jineolojî. Atualmente, integro o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos Curdos-CNPq/PUC-MG.

Sigo escrevendo para os mais diversos veículos. Entre os trabalhados realizados como jornalista estão as reportagens, textos e artigos em veículos, sites e revistas como o próprio Modefica, Le Monde Diplomatique, Projeto Draft, Jacobin, BLOOM, I Hate Flash Zine e ELLE.

CURRÍCULO

Palavras-Chave

pesquisa, gestão, projetos, jornalismo, socioambiental, crise climática, feminismo, ecologia, sociologia, rojava, Jineolojî, estudos de mulheres, práxis ecofeministas.

Principais Habilidades

Organização, atenção aos detalhes, capacidade de alternar prioridades, seguir cronogramas, redação e edição de textos diversos e para múltiplas plataformas, desenvolvimento de projetos de comunicação, pensamento estratégico, orientado para resolução de problemas, percepção sistêmica.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)
Mestrado em Ciências Sociais
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil
2021 a 2023

Fundação Getulio Vargas
Pós-graduação em Gestão de Projetos [TCC não concluído]
2020 a 2021

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Bacharel em Design de Moda
2005 a 2006

2022 – Jornalismo Científico
Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Brasil

2016 – Extensão universitária em Introdução aos Estudos de Gênero.
Módulo I: corpo, sexualidade e política Universidade de São Paulo, USP, Brasil

2016 – Jornalismo de Moda – Teoria e Prática
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil

2012 – Jornalismo Cultural
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Jornalista autônoma 2014 – até o presente momento Entre os veículos com os quais já colaborei estão ELLE Brasil, Projeto Draft, Le Monde Diplomatique e a A Gazeta do Povo. Outros meios não jornalísticos incluem Jacobin, I Hate Flash Zine, Ponto Eletrônico da Box 1824 e revista BLOOM. Consultora de comunicação 2017 – até o presente momento Trabalhei como consultora para organizações e grupos como Reserva, SOMA, Asics, Grendene (Melissa), ABVtex e Malwee, colaborando sobretudo com o time de comunicação interno e/ou agência contratada em projetos de comunicação estratégica acerca das práticas e iniciativas de sustentabilidade. Entre os resultados alcançados, está a apresentação da campanha da Malwee na COP27. Instituto ModeficaFundadora 2014 – até o presente momento Em 2014 comecei o que veio a se tornar o Instituto Modefica, organização de jornalismo e pesquisa para justiça socioambiental com uma perspectiva ecofeminista. Iniciamos com uma proposta voltada para comunicação sobre sustentabilidade e consumo consciente. A partir daí, começamos um trabalho de reportar acerca de questões socioambientais na indústria têxtil e de confecção, sobretudo condições de trabalho e poluição. Desde 2017, passamos a abordar temas correlatos como agroecologia e questões ambientais e climáticas. Além de reportagens, elaboramos projetos de pesquisa robustos em parceria com universidades e especialistas.Ao final de 2022, o Instituto Modefica entrou em pausa com as atividades externas para reorientar sua atuação para os próximos anos. Ao longo do período, atuei em várias frentes para levantar uma organização do zero e permanecer crescendo com ela ao longo de quase 10 anos, com uma equipe enxuta e remota. Abaixo, seguem as principais funções exercidas. Diretora Presidente 2014 – até o presente momento O Modefica operou como empresa de mídia de 2014 a 2020, se tornando organização da sociedade civil sem fins lucrativos em 2021. Ao longo de todo o período, fui responsável por liderar a captação de recursos, o que me demandava estabelecimento de parcerias, mapeamento de oportunidades, aproximação e diálogo com potenciais parceiros e financiadores, acompanhamento constante da estratégia da organização para garantir uma agenda de financiamento coerente com nossos objetivos presentes e futuros e desenvolvimento de estratégias, atividades e produtos como forma de ampliar as possibilidades de entradas financeiras. Entre 2021 e 2022, tive a oportunidade de passar por uma mentoria de gestão de OSCs e uma mentoria de captação de recursos. Ambas foram importantes para ampliar meus conhecimentos e habilidades acerca de gestão estratégica e captação. Na função de Diretora Presidente também fui a responsável por representar a organização e cuidar das relações institucionais estando presente em eventos, grupos de trabalho setoriais, encontros, entrevistas, eventos em universidades, entre outros, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre os resultados alcançados estão:
  • Levantamento de recursos com organizações filantrópicas como Laudes Foundation, Reos Partners e Open Society Foundations;
  • Participação em mais de 100 eventos;
  • Dezenas de entrevistas concedidas, indo desde programas em rede nacional à entrevistas para estudantes universitários;
  • Convite à organização para integrar três grupos de trabalho setoriais (na moda, na agroecologia, e no clima);
  • Alcance de um modelo eficiente de jornada semanal de quatro dias e gestão remota.
Gestão de Conteúdo 2014 – 2022 Durante os oito anos, fiquei à frente da gestão do conteúdo do site e redes sociais, organizando reportagens e séries especiais, pesquisando temas de interesse, escrevendo e editando pautas, fazendo verificação de dados, lidando com os jornalistas freelances e colaboradores, o que me rendeu experiência não só com edição de texto como com jornalismo para múltiplos formatos. Entre os resultados alcançados estão:
  • Mais de 500 mil visitas/ano no site do Modefica;
  • Mais de 150 mil seguidores em redes sociais;
  • Mais de 100 publicações e menções em outros veículos e sites;
  • Mais de 380 menções em artigos acadêmicos e trabalhos universitários;
  • Reportagem premiada;
  • Criamos uma comunidade de pessoas altamente engajadas com nossos temas, realizando eventos offline desde 2015.
Gestão de Projeto 2017 – 2022 Coordenação de projetos de jornalismo e pesquisa. Responsável por elaboração de escopo dos projetos, manter calendário de desenvolvimento, definir parcerias e colaborar na estratégia de comunicação. Entre os principais projetos de pesquisa pelos quais fui responsável estão a pesquisa Fios da Moda: Perspectivas Sistêmicas Para a Circularidade, em parceria com o FGVces – Centro de Estudos Em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (2021). E a pesquisa Jornalismo e Engajamento Climático, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da UFRGS. Entre os principais projetos de jornalismo gerido está o projeto de Jornalismo de Dados de 2021 e 2022, onde levantamos dados para entender como a crise climática tem afetado mulheres nas regiões norte e nordeste do país, e o podcast Politicamente incorreto, e ambientalmente também. Entre os resultados alcançados estão:
  • Mais 5.ooo downloads das pesquisas realizadas;
  • Duas das pesquisas realizadas se desdobraram em artigos acadêmicos;
  • A pesquisa Fios da Moda resultou no primeiro curso sobre Moda e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, gerou dois clippings internacionais, embasou uma reportagem especial no Fantástico, da Rede Globo, parte dela se tornou capítulo de livro pela Springer e, no Brasil, passou a ser utilizada em cursos superiores de moda;
  • Mais de 150 clippings sobre as pesquisas publicadas.
Elle BrasilColunista 2019 – 2022 Guia JeanswearAssistente de redação 2013 – 2015

Participações

Milhões de toneladas de roupas usadas e os restos de tecidos causam desastre ambiental

O que é Ecofeminismo?

Eco Manas

Nova geração de mulheres coloca o ecofeminismo no centro do debate sobre a preservação do meio ambiente

Ecofeministas: conheça o movimento que fortalece as mulheres e a natureza

Meio ambiente e mulheres: conheça o ecofeminismo

Redesigning Value in the Fashion Industry: Business Models and Power Dynamics | Plenary Panel | CFS+

Moda e consumo: ‘Não tem nada que vá ser sustentável se continuarmos produzindo nesse volume’

Clipping

Cobertura sobre mudanças climáticas falha por ser distante, com termos técnicos e limitada à Amazônia, aponta estudo

Moda sustentável: uma alternativa verde ao ‘fast fashion’

Contra os curdos, a nova guerra que ninguém vê

O que a indústria da moda ainda não entendeu sobre: sustentabilidade

Roupa e mudanças climáticas ! Qual a relação!?

Moda se mobiliza contra aprovação do PL do Veneno, que propõe mais agrotóxicos no país

Relatório analisa impacto socioambiental das principais fibras utilizadas na indústria da moda

Santander e Elle Brasil Lançam Plataforma para Apoiar Empreendedores e Profissionais da Moda

Senac oferece Seminário de Economia Criativa

Frente Ambientalista debate implementação efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Marcas de moda sustentáveis: como saber se o discurso delas é verdadeiro?

Conheça Marina Colerato, fundadora do Modefica, plataforma que discute o feminismo e a moda consciente

Galeria de imagens